Veja como manter uma boa saúde mental durante a quarentena: 5 dicas

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Que estamos vivendo tempos de dificuldades durante este período de quarentena, isso é inegável. Caso a um tempo atrás alguém nos dissesse que no ano de 2020 seria iniciada uma pandemia de coronavírus, não seriam poucos os que não acreditariam.

Este grande inimigo, o COVID-19, não se apresenta de um modo formal. Ele não é visível e se encontra por aí, contaminando cada vez mais indivíduos por todo o mundo.

Para se ter uma ideia, aqui no Brasil, há muito tempo antes do surgimento do coronavírus, já existiam informações da Organização Mundial da Saúde afirmando que o Brasil é o país mais ansioso do mundo. Mediante a tudo isso, veja algumas dicas de como se adaptar ao isolamento social e, consequentemente, cuidar da qualidade da sua saúde mental:

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1. Cuide de não ser recebido de muitas informações na quarentena

quarentena

Um dos maiores estimulantes da ansiedade é o excesso de informação. No ano de 2009 houve uma pandemia do H1N1, contudo, embora os smartphones já existissem, não havia tanta relevância como possui atualmente.

Um estudo realizado pelo Google Consumer Barometer, feito no ano de 2017, apontou que em 2012 apenas 14% das pessoas tinha smartphones. Enquanto isso, em 2016 o número passou a ser 62%. Atualmente, há um número superior a 230 milhões de smartphones em uso apenas em nosso país. E quanto a todo o mundo? Mais de 5 bilhões de unidades.

Durante a quarentena, uma ótima é não passar seu tempo lendo qualquer matéria na Internet, mas buscar fontes que sejam confiáveis a fim de que você se informe. Não passe todo o dia vendo os noticiários — busque escolher um horário do dia para que você se mantenha atualizado, pois, caso contrário, você irá passar todo o dia apenas pensando nisso.

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Procure também não ficar olhando a todo momento as notificações do seu smartphone, ainda mais quando estiver trabalhando e for necessário que haja concentração.

2. Estruture uma rotina

Elabore um horário para acordar (não se esqueça de que você não irá perder mais tempo com deslocamento até seu local de trabalho, logo, pode até dormir um pouco de tempo a mais).

A recomendação é que você inicie sua rotina com aquele indispensável café da manhã e se lembre de que permanecer na cama trabalhando vestido de pijama pode ser algo não muito produtivo. Busque se vestir com roupas que te tragam conforto, e, com isso, inicie um ambiente que seja agradável para executar as suas atividades.

Busque uma boa alimentação ao longo do dia e não torne o home office uma desculpa para trabalhar por um tempo acima do que o devido. É necessário aprender que é preciso encontrar um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal durante tempos assim, pois, caso contrário, você estará fugindo do cuidado ideal da sua saúde mental.

3. Aproxime-se das pessoas com a ajuda da Internet

Embora o isolamento social seja algo que traga frustração, não se pode negar que vivemos numa era onde a tecnologia consegue ajudar a superar este período.

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Tente imaginar como as pessoas em isolamento se sentiam há muitos anos, onde não havia WhatsApp, Instagram e Facebook para que pudessem entrar em contato com os amigos e familiares? Ainda que as mídias sociais provoquem sobrecarga de medo e pânico, elas também possuem o seu lado bom.

A pandemia do novo coronavírus possui a capacidade de fazer surgir sentimentos de abandono e rejeição, logo, é há a necessidade de continuar, de algum modo, conectado a quem ama.

4. Medite

Uma opção importantíssima e que já se encontra no cotidiano de várias pessoas deve ganhar atenção redobrada no momento. A meditação é acessível a todos e pode ser realizada em qualquer lugar da sua residência.

Você necessitará somente de se sentar numa posição que seja confortável, fechar os olhos e, é claro, não se fixa a nenhum pensamento que lhe sobrevier. Se você nunca chegou a praticar, a dica é que você faça uso de aplicativos com meditações guiadas, que vão ser muito úteis no início.

A meditação te auxiliará a reduzir as taxas de ansiedade e estresse, bem como é benéfica para o fortalecimento do sistema imunológico. Pois sabemos que, uma vez que a nossa mente vai bem, o corpo se torna mais forte também.

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5. Dedique-se a atividades que você gosta

Quantas vezes houve em que você murmurou a respeito de não ter tempo para realizar algo que você gosta? Sem dúvidas esta é a hora de voltar seu tempo para aquele hobby, podendo ser pintura, desenho, escrita, leitura ou até mesmo aprender a cozinhar.

Embora haja desvantagens a respeito do isolamento social, também é um ótimo momento para deixar de lado as desculpas e passar a dar atenção às atividades que você esquece durante o seu cotidiano.

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