Tratamento da micose: 4 dicas para te ajudar

0
330

O tratamento para micose nas mais diversas regiões da pele pode ser praticado através do uso de remédios antifúngicos, como, por exemplo, Fluconazol, Itraconazol ou Cetoconazol na forma de pomada, comprimido ou soluções que possui indicação pelo dermatologista. 

O tratamento, em geral, tem a duração de em torno de 1 a 2 meses e, em função disso, é de grande relevância permanecer o tratamento pelo tempo que for indicado pelo médico, ainda que haja o desaparecimento dos sintomas, pois, se houver uma parada no tratamento, não é incomum que os sintomas voltem, uma vez que não foi realizada a eliminação integral do fungo.

A escolha do tratamento é realizada pelo dermatologista conforme o tipo e a região da micose, havendo a possibilidade de ser:

1. Pomadas

As pomadas são, normalmente, as mais indicadas pelos dermatologistas para realizar o tratamento das micoses de pele, podendo ser nas mais diversas regiões do corpo.

Veja também: Unha encravada: o que se deve fazer e não fazer

O tratamento geralmente é executado por 1 semana a 1 mês e o medicamento é revelado pelo dermatologista de acordo com o tipo da lesão que o(a) paciente se encontra. As pomadas que são geralmente indicadas pelos dermatologistas são as que possuem Miconazol, Terbinafina ou Cetoconazol.

2. Soluções ou loções

As soluções precisam possuir princípios que são ativos com a capacidade de remover o fungo, como, por exemplo, ciclopirox, miconazol, fluconazol e cetoconazol.

As soluções têm a possibilidade de serem utilizadas tanto para o tratamento de micoses de pele quanto micoses presentes no couro cabelo uma vez em que não são achadas na forma de shampoo.

O fungirox é um antifúngico que pode ser utilizado na forma de soluções como também na forma de esmalte, havendo a indicação pelo dermatologista de acordo com o tipo e a região da lesão.

Leia também este artigo: Roupas apertadas: você pode estar trazendo estas 6 consequências

3. Comprimidos

Geralmente os comprimidos possuem indicação pelo dermatologista uma vez que a micose de pele é muito branda e o tratamento com pomadas ou soluções não apresenta tanta eficácia. Na maior parte dos casos, o dermatologista indica o uso de, por exemplo, Fluconazol de 150 mg ou Terbinafina de 250 mg.

4. Esmaltes

Os esmaltes são utilizados para tratar as micoses de unha e os mais indicados pelos dermatologistas são o Fungirox e a Micolamina, que é um antifúngico capaz de impedir o mecanismo de ação do fungo e alterar sua estrutura. Saiba qual é o modo de uso da Micolamina.

Curando a micose

Os remédios para micose têm a necessidade de serem prescritos por um dermatologista ou clínico geral e a sua maneira de apresentação pode ser alterada de acordo com a área prejudicada, podendo ser utilizados na forma de pomada, shampoo, spray ou loção, com o intuito de auxiliar na hora de sua aplicação.

Veja: Oleosidade capilar: como tratar deste problema

Os remédios destinados à micose geralmente possem a aplicação no local afetado durante um período de 3 a 4 semanas de modo que venha trazer a garantia da remoção do fungo. Contudo, nos casos de micose na pele ou na unha, é indicado utilizar 2 a 3 vezes a cada dia, e em outros casos, como micose no couro cabeludo, 2 a 3 vezes a cada semana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor entre com seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui