Início Saúde Exagerou no sol? Veja 5 dicas para reduzir os prejuízos causados na...

Exagerou no sol? Veja 5 dicas para reduzir os prejuízos causados na pele

0
255

Durante o verão, é normal que as pessoas passem um tempo acima do limite no sol, ficando um pouco vermelhas por causa da alta temperatura. Algumas vezes, a queimadora pode afetar de maneira mais profunda, provocando ardência, descamação e bolhas.

Veja, abaixo, dicas da dermatologista Karla Assed, explicando sobre a maneira certa de deixar a sua pele protegida e tratar da pele queimada.

1. Se proteja

A proteção solar é indispensável para qualquer tipo de pele. Por conta disso, no momento em que for se expor de novo ao sol, passe protetor solar na região do rosto e também no corpo (reaplicando durante o dia).

Veja também: Sofrendo com caspa? 5 formas de amenizar este problema

“O bronzeado é uma resposta do corpo à exposição solar, e quando ele acontece aos poucos e com o uso de proteção, não há problema. Mas quando a pele fica vermelha é sinal de agressão”, afirma a especialista.

2. Conheça o seu filtro solar ideal

Vez ou outra, a queimadura pode acontecer num momento em que você faz uso do protetor solar com fator de proteção menor do que o necessário para a sua pele. De acordo com Karla, mulheres de pele mais clara que não têm o costume de se bronzear possuem uma tendência de ficarem vermelhas, tendo que usar protetor solar com FPS 30 a 50.

As morenas devem fazer uso do mesmo filtro. As negras não possuem o risco de sofrerem queimadura, contudo, é preciso que haja proteção contra o câncer de pele, por isso, o FPS 30 é o mais recomendado.

3. Banho gelado!

Caso tenha se queimado, o banho gelado é um cuidado que deve ser levado em conta. “A água fria alivia a dor e evita que a pele resseque ainda mais”, declara. Durante o verão, um banho gelado não vai ser problema algum, logo, aproveite!

4. Aumente a hidratação da pele

Um forte aliado da pele durante todo o ano, o hidratante é bem mais relevante no caso de queimaduras. “O melhor amigo dos cuidados pós-sol ainda é a hidratação da pele. Por isso, opte por hidratar a pele sempre depois do banho frio, pois quando úmida, ela absorve melhor os princípios ativos dos cremes faciais.”

Você já viu este artigo? 5 exercícios para fazer em casa e ter os glúteos definidos

A dermatologista dá a sugestão de fazer uso de hidratantes que possuem ureia, semente de uva e lactato de amônio na sua composição.

5. Não estoure as bolas nem puxe a pele

Uma vez que você se queima, é possível surgir bolhas na pele e ser causada descamação. “Nunca fure as bolhas e quando elas estourarem sozinhas, jamais puxe a pele, pois você pode feri-la. As bolhas protegem a pele nova e sensível que ainda vai amadurecer”, afirma.

Caso esteja com bastante dor, busque um médico e solicite a ele um analgésico, anti-inflamatório ou pomada com corticoide.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor entre com seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui