Manchas escuras na sua pele podem ser sinal de algo grave. Saiba as 3 causas

Em algum momento, é provável que manchas roxas apareçam em sua pele. Esse tipo de mancha ocorre quando um vaso sanguíneo se rompe, o que causa extravasamento de sangue na área.

Esses pequenos sangramentos podem ocorrer na pele ou na camada logo abaixo da pele devido a alterações no sangue, fragilidade dos vasos sanguíneos ou certos traumas (como pancadas).

Essas manchas são chamadas de púrpura ou petéquias, e aparecem e desaparecem frequentemente sem ação. Saiba mais sobre essas manchas abaixo, onde descrevemos os três principais motivos que fazem com que esse tipo de mancha roxa apareça em nossa pele e como tratá-la:

1 – Fragilidade capilar

Os pequenos vasos sanguíneos que circulam nosso sangue são enfraquecidos e se rompem espontaneamente, fazendo com que a pele sangre. Entre as causas de capilares frágeis encontramos envelhecimento, alergias, suscetibilidade genética, deficiência de vitamina C e problemas emocionais.

Em alguns casos, a causa da queda de cabelo não pode ser identificada, o que torna a mancha mais problemática para algumas pessoas do que para outras, mas isso não significa que a pessoa esteja doente ou tenha um problema de saúde.

Tratamento: Geralmente, essas manchas aparecem e desaparecem espontaneamente sem tratamento. Para acelerar o processo de cicatrização, reduzir a inflamação e promover a reabsorção do sangue, você pode usar uma pomada para tratar contusões.

2 – Distúrbios do Sangue

As doenças que causam distúrbios do sangue incluem doenças da medula óssea, doenças genéticas, doenças autoimunes, doenças do fígado, infecções virais, fúngicas ou bacterianas. Se as manchas são causadas por essas condições, elas geralmente são mais graves e sua intensidade pode variar dependendo da condição subjacente.

Tratamento: Isso dependerá da causa e, de acordo com as diretrizes médicas, pode exigir a filtragem do sangue, o tratamento de uma infecção, a ingestão de medicamentos imunomoduladores, como corticosteróides ou, como último recurso, transfusões de plaquetas.

3 – Uso de drogas

Alguns medicamentos podem promover a formação de manchas roxas, interferindo na capacidade de coagulação do sangue ou na ação das plaquetas. Acetaminofeno, ácido acetilsalicílico (aspirina popular), hidralazina, tiamina, drogas coagulantes são alguns exemplos.

Tratamento: É melhor consultar um médico para tentar remover ou alterar a medicação. Ao tomar o medicamento, tente evitar soprar para evitar sangramento.