Infarto: primeiros sintomas que, quando descobertos a tempo, podem impedir um óbito antes do ataque cardíaco

De acordo com o Ministério da Saúde, o infarto agudo do miocárdio, comumente conhecido como doença cardíaca, é a principal causa de morte no país. Uma das melhores maneiras de evitar a morte nessas situações é reconhecer os primeiros sintomas para que você possa procurar ajuda médica imediata.

Na maioria dos casos, um ataque cardíaco ocorre devido ao acúmulo de placas de gordura nas artérias coronárias. Com efeito, o vaso sanguíneo acaba sendo bloqueado, bloqueando o fornecimento de sangue ao coração. São vários os motivos para esse acúmulo, tabagismo, sobrepeso, obesidade, alimentação desequilibrada, sedentarismo, pressão alta, diabetes e colesterol alto são alguns dos principais motivos.

Um dos principais sintomas de um ataque cardíaco é uma dor intensa na área do lado esquerdo do peito. Essa dor pode irradiar para a área sob o braço esquerdo na forma de dormência ou dor. Em casos raros, a sensação também pode ser sentida no braço direito. Além disso, dormência e dor no pescoço, nas costas ou na mandíbula são frequentemente sentidas.

Outro sintoma muito comum de um ataque cardíaco é a palidez, um rosto que aparece branco e sem cor. Além disso, os pacientes podem sentir náuseas graves, suores frios e tonturas. Sintomas menos comuns também podem aparecer nos estágios iniciais, como falta de ar, dificuldade para dormir, dor de estômago aparentemente não causada por alimentos, dor nas costas, sensação de queimação na mandíbula ou no braço, gases no estômago, tosse seca ou desmaio.

Vale lembrar que aqui no Brasil, muitas pessoas tem o costume de começar a sentir algo e não buscar saber o real motivo desses sintomas e vai empurrando o que está incomodando com a barriga.

O problema é que depois de um tempo, esses sintomas que muitas vezes começa por algo mais sutil, pode se tornar algo muito perigoso e arriscado para a vida da pessoa.