Sono de qualidade: 5 dicas para dormir bem

dormir

A ausência de sono ou a dificuldade para dormir bem prejudicam de forma direta a qualidade de vida da pessoa, sendo ocasionado por noites mal dormidas, reduzindo capacidade de concentração durante o dia e também pode ocasionar em mudanças no humor.

Não só isso, quando a má qualidade do sono passa a ser algo constante, pode ter mudanças no apetite e problemas de saúde, tal como estresse, ansiedade e o desenvolvimento de falhas com relação à memória.

Veja também: Conheça estas 3 poderosas máscaras faciais caseiras

Sendo assim, para que tenha uma boa noite de sono é relevante que a pessoa passe a ter alguns hábitos que auxiliam a equilibrar o sono e que ajudam a alcançar a fase do sono de grande relaxamento, que muitas vezes há uma dificuldade de alcançar.

Para isso, é bom que determine um horário para dormir e se adaptar a esse horário e estruturar um ambiente escuro e confortável.

Veja abaixo algumas dicas que podem servir para elevar a qualidade do seu sono:

1. Respeite o horário de dormir

Em média, é necessário dormir por volta de 8-9 horas para ficar bem alerta no próximo dia e, quem precisa acordar cedo também tem que ir para a cama cedo, não desrespeitando os horários, inclusive nos fins de semana e feriados.

2. Desligue a TV e outros aparelhos

Os aparelhos eletrônicos em geral devem ser desligados por volta de meia hora antes do horário ideal de ir dormir.

Em suma, o ideal é que a pessoa se mantenha distante dos aparelhos, incluindo o celular e jogos de vídeogame, uma vez que eles excitam o cérebro, fazendo com que a pessoa fique mais agitada, o que faz com que o sono seja prejudicado.

3. Leia antes de dormir

O ideal é que a pessoa fique deitada na cama apenas no momento em que tiver sono e, antes disso, pode ficar recostada na cama ou, preferencialmente, no sofá, fazendo a leitura de um livro debaixo de uma luz um pouco mais fraca.

Você já leu este artigo? 4 maneiras de manter a calma em meio a uma crise

É indispensável que haja preferência à leitura de coisas que carreguem paz e tranquilidade, devendo evitar livros ou histórias que estimulem a tensão e o estresse, tal como, por exemplo noticiários.

4. Elabore um ambiente escuro

Antes de dormir, é bom que não se esqueça de desligar as luzes e deixar somente um abajur ligado, preferencialmente, com uma luz amarela, porque ela favorece o sono, de acordo com o que indica a cromoterapia.

Como alternativa para o abajur, também é possível acender uma vela. O intuito é fazer com que o quarto fique aconchegante para que o sono seja incentivado e consiga ter um bom sono.

5. Cochile após o almoço

Um cochilo de cerca de 10–30 minutos depois do almoço já é o suficiente para que consiga relaxar sem que o seu sono da noite seja afetado.

Não se deve tirar uma soneca de longa duração durante o dia, porque elas podem acabar com o seu o sono à noite. As sonecas prolongadas durante o dia são indicadas apenas para bebês e crianças até os 4 anos de idade.