Se você nunca sofreu com essa doença, ao menos conhece alguém que já teve. Muito comum em nosso país por apresentar dias muito quentes depois dias frios e até mesmo nos forçar a ficar em ar condicionado bem gelado e depois ter que sair e encarar um calor de 40º ou mais. Não há saúde que aguente esse choque de temperaturas.
A BRONQUITE se caracteriza por apresentar uma inflamação nos brônquios que geralmente se apresenta de duais maneiras: a aguda e a crônica.
Sintomas
- Tosse com presença de muco (expectoração)
- Ronco ou chiado no peito
- Fadiga
- Dor de garganta
- Dificuldade para respirar e falta de ar
- Falta de apetite
- Febre e calafrios
- Desconforto no peito
- Ronquidão
- Inchaço nos membros inferiores
- Coriza
- Mal estar
- Lábios roxos pela baixa oxigenação
- Infecções respiratórias frequentes, como resfriados ou gripes
Vamos deixar essas dicas que devem sempre ser seguidas para um melhor tratamento: nunca subestime a bronquite, ainda que aguda. Sempre trate para evitar complicações como a pneumonia. Beba bastante líquido, beber permite fluidificar o muco, você pode beber, por exemplo, uma infusão de tomilho (xarope). Umidifique e ventile os cômodos regularmente, especialmente no inverno, pois assim a probabilidade de ser infectado por vírus é reduzida. Evite o fumo e descanse durante o período de bronquite, especialmente em casos de febre.
Vamos as dicas de remédios caseiro
1. Os chás de toda a planta do assa-peixe, tomando 2 a 3 xícaras durante o dia, chá de sabugueiro e guaco com mel, chá da raiz de gengibre, chá das sementes de erva-doce, chá de malva etc…
2. Compre 50 gramas de sementes de abóbora sem casca e triture com 1 colher de sopa de mel de abelha, 1 xícara de chá de água filtrada. Depois de tudo misturado de 1 colher de sopa cada vez que tiver crises de tosse, mas não mais que 10 vezes por dia.
3. Amasse o agrião até virar uma massa, ponha num pano para coar o seu suco. Para cada 300 gr desse suco, adicione 400 ml de mel e metade de uma clara de ovo caipira. Leve ao forno, espere ferver e está pronto. Após esfriar, tome meia xícara 3 vezes durante o dia.
4. Corte rodelas de nabo e deixe descansando em mel de abelhas por 24 horas, após isso, consuma o mel que ficou em descanso. Outra opção é cortar fatias de abacaxi, colocar mel em uma panela e cozinhar por 10 minutos. Depois espere esfriar e ministre meia xícara 4 vezes por dia para a pessoa com BRONQUITE.
Dicas
Em qualquer quadro de BRONQUITE aguda ou crônica, mude sua alimentação, e terá resultados positivos na cura da doença. Todo alimento com ação anti-inflamatória é importante ser consumido.
Dê prioridade para consumir mais alimentos diuréticos, como por exemplo salsão, pepino, salsa e folhas frescas de dente de leão, para aumentar a eliminação de urina e desfazer-se do excesso de líquidos corporais. Evite o sal para não a reter líquidos, e reduza o consumo de produtos lácteos para diminuir a formação de muco.
Redação: Sol Pinheiro