Com a decretação da quarentena devido ao Novo Coronavírus, o nosso ir e vir está limitado apenas para atividades essenciais. A ida para o supermercado é uma delas.
Tal decretação também levaram algumas pessoas partirem para o exagero, comprando grande volume de produtos a fim de criar um estoque para os próximos meses.
Nesse texto vamos mostrar que alimentos comprar para a quarentena, e também outras opções para você variar o cardápio. Acompanhe!
Por que Não Estocar Alimentos?
Bem, como a orientação é para que fiquemos em casa e sair somente para o necessário, algumas pessoas pensaram que o melhor seria realizar uma compra gigante para passar os próximos meses.
Há pessoas que costumam fazer isso em supermercados atacados a fim de obterem descontos, mas isso em épocas comuns. Em situações atípicas como a atual, decorrente do Coronavírus, não é recomendado.
Primeiro que, ao efetuar uma compra volumosa, as prateleiras podem ficar vazias, e as pessoas não terem o que comprar. Do mesmo modo que, nem todos contam com uma reserva de emergência para comprar de imediato. Há pessoas que fazem compra em supermercado, apenas quando recebem o pagamento.
Com isso, quando ela receber o seu salário, ela pode encontrar as prateleiras vazias, ou até mesmo, somente as marcas mais caras, as quais muitas vezes não cabem no orçamento.
Nesse momento, o recomendado é ter consciência, bom senso e empatia. Compre a quantidade que está acostumada a consumir normalmente, isso faz com que não falte para ninguém.
Que Alimentos Comprar Para a Quarentena
Você certamente pode ter ficado com a dúvida do que comprar para esse período de quarentena, que tipo de alimento é bom ter em casa, enfim, confira a seguir dicas do que comprar e também o que pode substituir e acrescentar no seu cardápio.
Alimentos Não Perecíveis
É evidente que os primeiros alimentos que vêm a cabeça nesse caso são o arroz, feijão e macarrão. Mas saiba que você não precisa se prender a somente essa regra.
Uma variação para o seu cardápio pode ser o floco de milho, com ele você pode fazer um cuscuz no estilo nordestino e até mesmo uma polenta.
Outra dica é a quinoa e a granola, que são bastante nutritivas e pode ser utilizadas no café da manhã, café da tarde, ou em alguma vitamina.
Caso você não abra mão do macarrão, e não o encontre no mercado, compre farinha de trigo, pois com ela , conseguirá fazer sua própria massa fresca de macarrão. Sem falar que com a farinha de trigo é possível fazer outros tipos de pratos, como pães, bolos, tortas e etc…
Outra variação para o feijão, é substituí – lo pelo grão de bico ou lentilha. Ambos os grãos são porta para diversas outras receitas.
Alimentos Enlatados e Em Conserva
Essa modalidade de alimento, dura bastante, então é uma boa aposta.
Uma dica é comprar sardinha e/ou atum. Ambos podem ser utilizados em diversas receitas, como patê, no macarrão, torta, entre outros. Na mesma linha, tem o milho, ervilha e a seleta.
Caso queira comprar creme de leite, opte pelo em lata, por ter um período de conservação maior do que o em caixa.
A tapioca é uma delicia, todo mundo gosta, e é uma excelente compra, além da receita tradicional, você pode fazer bolo, crepioca, e fechada tem durabilidade de até 4 meses.
Carnes conservadas como a carne seca, bacon e linguiças defumadas. a carne seca e o bacon, duram cerca de 4 meses fora da geladeira.
Alimentos Perecíveis
Manter – se saudável, principalmente nessa época próxima ao inverno e em meio a pandemia, é fundamental. Por isso, frutas, legumes e verduras não devem ficar de fora.
A acelga e o repolho são folhas que duram bastante tempo na geladeira, além de serem muito benéficas para a saúde.
Rúcula, alface, agrião e demais verduras, se bem armazenadas, podem durar o dobro de tempo.
Couve flor, brócolis e salsinha, costumam durar bem pouco, mas você pode congelá – los, bem como, você pode optar por comprar eles já congelados direto no supermercado.
Cenoura, batata, beterraba e cebola, são vegetais que vem debaixo da terra, portanto, acabam tendo um tempo de durabilidade maior do que os demais.
Frutas como laranja e limão duram bastante, assim como maçã e uva, desde que armazenadas na geladeira.
Essas são algumas dicas, caso tenha outras diferentes, deixe nos comentários.