Médico explica o que pode causar a estranha doença conhecida como língua ‘peluda’

Já imaginou ir ao banheiro de manhã escovar os dentes e depois se olhar no espelho e descobrir que sua língua está coberta de manchas escuras? O caso, que não é incomum, foi publicado em uma importante revista americana depois que uma mulher de 55 anos compartilhou sua experiência com o que é conhecido como “língua negra cabeluda”.

Tudo aconteceu quando a paciente não identificada sofreu um acidente de trânsito e foi levada ao pronto-socorro do hospital mais próximo, onde foi avaliada por um médico que receitou um antibiótico chamado monociclina, que a deixou com gosto ruim na boca e formou uma crosta preta na língua.
Yasir Hamad, responsável pelo caso, disse que sofre de uma condição comumente conhecida como “língua cabeluda”, que é tratável, mas também pode ser traumática para a vítima.

Mas o que causa essa doença?
Dr. Hamad, professor da Washington Medical University, disse que 13% da população é afetada por “língua pilosa”, que é vista principalmente em homens e pessoas de qualquer faixa etária.
Segundo ele, isso acontece quando o tecido que cobre a língua é deslocado ou quando há má higiene bucal, acúmulo de bactérias ou tabagismo.

Segundo os médicos, a doença é considerada relativamente benigna e indolor, mas os pacientes devem procurar atendimento médico assim que tomarem conhecimento.
Tenho certeza que você nunca imaginou que isso poderia acontecer, claramente é um fato muito curioso.

O que fazer nesses casos?
Caso você esteja sentindo algum sintoma ou apareceu mancha, pelos ou algo diferente no seu corpo e de maneira repentina, ou seja, de um dia para o outro, o mais indicado é procurar um médico.

Caso tenha interesse em receber artigos novos, convidamos você a seguir nosso portal e você vai receber diariamente matérias gratuitas e que são atuais.

Ajude nosso portal a crescer compartilhando esse artigo.