Como existem muitas variáveis que afetam o processo digestivo, compartilhamos algumas dicas que podem ajudá-lo a evitar os desconfortos mais comuns.
Qualquer pessoa pode sofrer de flatulência e indigestão em qualquer momento da vida, por isso é importante entender o que podemos fazer para evitar esses desconfortos.
Ambas as queixas são comuns e muitas vezes resultam de hábitos que nos prejudicam sem saber. Alguns comem muito, comem muito rápido, falam enquanto comem, etc.
Quando a digestão adequada não é realizada, vários desconfortos ocorrem e a inflamação causada pela queimação no estômago é normal. No entanto, não é normal sentir flatulência e indigestão todos os dias.
Neste caso, é necessário consultar um médico para avaliação o mais rápido possível, mas também é importante corrigir quaisquer maus hábitos alimentares que possamos ter. Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo.
Recomendações para evitar flatulência e indigestão
1. Mastigue bem a comida
Não mastigar bem os alimentos pode causar flatulência e indigestão, pois o trabalho que deve ser feito na boca precisa ser feito no estômago. Quando esse órgão é forçado a realizar mais funções, ele fica sobrecarregado e, portanto, fica mais lento.
Por outro lado, quando o alimento é mal mastigado e engolido rapidamente, acabamos engolindo ar, o que favorece a formação de gases.
Comer devagar e mastigar bem é bom para salivar e engolir adequadamente todos os alimentos. Desta forma, é benéfico para a digestão e obter uma boa sensação de saciedade.
2. Beba quantidades moderadas de água
A flatulência e a indigestão também podem ser causadas por um hábito muito comum: beber muita água durante as refeições. Se for água gelada, a situação é ainda pior.
A água impede que os ácidos quebrem os alimentos, então seu efeito é enfraquecido. Portanto, é recomendável tomar ou evitar beber água durante as refeições. O melhor é beber um copo d’água antes de comer.
3. Descanse após as refeições
Reservar um tempo para descansar após as refeições é um bom hábito e pode ajudar a evitar vários problemas gastrointestinais. O ideal é descansar de 15 a 20 minutos.
Praticar exercícios físicos e ir para a cama logo após as refeições podem prejudicar a boa digestão, portanto, evite esses hábitos. Se você precisa se exercitar neste momento, minimize a ingestão de alimentos e torne-os mais fáceis de digerir.
4. Coma cedo
Muitas pessoas têm o mau hábito de comer antes de ir para a cama. Mesmo que seja claro, é melhor comer pelo menos 3 horas antes de ir para a cama. Dessa forma, seu estômago tem tempo suficiente para concluir seu trabalho.
5. Aprenda a gerenciar o estresse
O estômago é um órgão muito sensível a problemas emocionais. Portanto, quando você está sob pressão ou tensão excessiva, o estômago geralmente começa a aparecer e sentir desconforto, como flatulência, inflamação, dor abdominal, etc. Portanto, é recomendável aprender a controlar a tensão emocional.