Além de adotar hábitos saudáveis, saiba que há alimentos que ajudam a baixar a pressão alta e controlar seus estragos.

7 alimentos que aumentam a pressão arterial e você nem imagina

Ao pensar em hipertensão, logo já pensamos na redução de alimentos gordurosos, frituras, açúcar, sal em excesso e adotar hábitos mais saudáveis como a prática de exercícios. Mas você já ouviu falar de alimentos que ajudam a baixar a pressão alta e proteger contra doenças cardiovasculares?

Isso só é possível graças a algumas características presentes nesses alimentos, seja pelas propriedades antioxidantes, fibras ou propriedades hipotensoras.

O sódio também contribui bastante para o aumento da pressão arterial, em contrapartida, alguns dos alimentos mencionados têm potássio, ou seja, ele atua contra o sódio no organismo.

Vamos conhecer quais são os alimentos que ajudam a baixar a pressão e de que forma eles atuam no organismo. Confira!

Qual a Importância de Controlar a Pressão Alta?

Só quem sofre dessa de hipertensão sabe o quanto é necessário se precaver para que a pressão arterial não atinja níveis elevados, e consequentemente passe mal.

O controle da pressão é de suma importância, uma vez que ele reduz em até 33% o risco de infarto, 25% do risco de morte e 25% menos chances de ser vítima de um derrame.

5 Alimentos que Ajudam a Baixar a Pressão Alta

Confira a seguir o que pode ser inserido em seu cardápio para te dar ainda mais saúde.

1. Abacate

Essa fruta tem uma riqueza nutricional, além de possuir gorduras boas como o ômega 3 e vitamina E. Ela atua nos aumentos de níveis do HDL (colesterol bom) e impede o acúmulo do colesterol LDL (colesterol ruim).

Mas nada de consumir o abacate com leite condensado ou açúcar. Essa combinação de fato é deliciosa, mas pode causar efeito contrário.

2. Banana

A banana é a fonte de potássio mais conhecida. Além dela controlar muito bem a pressão, facilita para que hormônios ligados ao bem estar sejam liberados, consequentemente, promove um relaxamento dos músculos, o que também ajuda no controle da hipertensão.

3. Espinafre

O espinafre bem como demais verduras com folhas escuras são excelentes para baixar a pressão alta. De um modo geral, são ricas em potássio, além de serem uma boa fonte de ferro, cálcio e vitaminas. Além de serem deliciosas e fazer bem, podem ser consumidas a vontade por não possuem calorias.

4. Frutas Vermelhas

As frutas vermelhas como morango, amora, framboesa, mirtilo e cereja, têm essa coloração devido a presença de um pigmento denominado antocianina.

Tal antocianina, tem a função antioxidante, ou seja, ela ajuda na redução do colesterol ruim e aumenta os níveis do colesterol bom. Assim, a circulação é favorecida e consequentemente a pressão arterial é controlada.

5. Salmão

O salmão é sempre recomendado para uma alimentação mais saudável por conter gorduras boas. Suas propriedades anti-inflamatórias, o qual equilibra o colesterol bom e ruim, e também protege contra doenças cardiovasculares.

Esse post foi útil para você? Caso também saiba de algum outro alimento, sucos e chás que costuma utilizar e é recomendado para esse fim, deixe nos comentários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor entre com seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui