Anunciada a prorrogação do atendimento emergencial do governo do estado do Rio de Janeiro, o nome do programa em questão é o programa Supera RJ. Os beneficiários receberão 280 reais e mais 50 reais (até dois) para cada criança até o final de 2022.
O objetivo dessa ação é ajudar famílias de baixa renda durante a pandemia. Fora a questão da assistência, o programa vão chegar a oferecer algumas linhas de crédito no valor máximo de 50 mil reais a microempresários, famílias e agricultores autônomos e cooperativas de pequenos produtores.
O texto que formula a medida prevê que o custo do plano será pago pelo valor gerado pelo superávit do orçamento de 2021 – esse é um resultado positivo da diferença entre os ganhos (receitas).
Quem está habilitado para participar desse programa:
Na prática, o crédito é fornecido para pessoas que comprovam que sua renda mensal é igual ou inferior a 200 reais (linha de pobreza) e participam ativamente do Cadastro Único (CadÚnico). Além disso, para se tornar beneficiário, a pessoa não deve participar de nenhum programa de suplementação de renda federal ou municipal.
Apesar do adiamento, ainda há muitos relatos de problemas no programa Supera RJ para obtenção de benefícios. A maioria dos problemas envolve falha ou atraso no recebimento de pagamentos. Isso porque muitas pessoas que têm direito à parcela anterior afirmam que os recursos ainda não foram contabilizados. Para saber mais sobre o programa, visite o site.
Vale lembrar que no site oficial de cada estado você pode verificar mais programas como esse, de maneira fácil e gratuita, vale lembrar que dessa maneira você recebe as instruções que são dadas para que seja possível se candidatar a esses programas sociais que são oferecidos por cada estado do Brasil.
Caso você queira conhecer pessoalmente, tente buscar a prefeitura da sua cidade ou o CRAS.