ALIMENTOS que ajudam ou pioram o COLESTEROL

Falaremos sobre Alimentos Que Ajudam e os Que Pioram o Seu Colesterol e com essas dicas você terá condições de se alimentar de maneira a reduzir e controlar esse problema que já faz parte da vida de mais de 18 milhões de individuo acima dos 18 anos. Que corresponde a quase 13% da população brasileira. Sendo mais comum nas mulheres cerca de 15% e 10% nos homens que é uma diferença significativa.

colesterol

Atualmente temos na internet uma cultura de “comida de verdade” e vários especialistas como o Dr. Lair Ribeiro, Dr. Barakat e muitos outros que nos trazem uma nova visão sobre a alimentação. Derrubando vários mitos e valorizando a comida de verdade e abolindo a comida industrializada.

 “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio” Hipócrates 

Principais Alimentos que Ajudam a combater o Colesterol
  • Peixes em geral – Esse alimento é rico em omega 3 que é uma gordura poli-insaturada. Os principais benefícios reconhecidos do omega 3 é a proteção da saúde cardiovascular e cerebral. Aqui no Brasil temos a sardinha como um dos peixes com mais omega 3 e com um preço bem legal.
  • Vegetais – Possuem uma infinidade de vitaminas e minerais que agem como anti-inflamatório e anti-oxidantes que retardam o envelhecimento das artérias. Esse processo ajuda a evitar o acumulo de Colesterol das paredes das artérias. Eles são alimentos de baixo custo e ótimos para nossa saúde.
  • Abacate – São excelentes fontes de gorduras monoinsaturadas que ajudam a aumentar o HDL (bom) e reduzir o LHL (mau). O seu consumo é benéfico para a prevenção de doenças cardiovasculares. Pesquisas indicam que em indivíduos saudáveis o principal resultado foi o decréscimo de 16% no colesterol total.
  • Oleoginosas – Castanhas e nozes são fontes naturais de gorduras poli-insaturadas e mono-insaturadas saudáveis que ajudam a reduzir os danos nas paredes das artérias e as protegem das placas de colesterol e consequentemente do ganho de peso. A arginina também ajuda na dilatação das veias e artérias reduzindo a possibilidade de formação de placas de colesterol.
  • Aveia – Ela é rica em fibras solúveis que retardam a sensação de fome nos dando saciedade por mais tempo. Ela diminui os níveis de colesterol total, lipídios totais e triglicerídios e aumenta o bom colesterol (HDL). Um estudo nos informa que se consumirmos 3g dessa fibra solúvel pode reduzir em até 20% o colesterol total.

Principais Alimentos que Pioram o seu Colesterol

Temos que ter em mente que GORDURAS não é colesterol. O que vira colesterol em nosso corpo são os CARBOIDRATOS, esse são os vilões que devemos evitar ao máximo em nossa alimentação. Se isso é novidade para você pesquise e se informe sobre o assunto e seja feliz e mais saudável. Vamos aos alimentos que pioram o seu colesterol.

  • Carboidratos – Esse é o maior vilão dos dias de hoje, pois nosso fígado transforma o carboidrato em gordura, principalmente o colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos. Dos 100% de gorduras que estão em nosso corpo 30% são ingeridas e 70% produzidas pelo fígado. Cuidado!!!
  • Margarina – Estudos observaram que um componente das margarinas, o ácido claídico, embora não se acumule nos vasos, provoca uma diminuição dos benéficos lipídios de alta densidade, ou seja, eliminam o que o que é bom favorecendo o que é ruim. Em seu processo de fabricação há a hidrogenação do óleo, o que gera a conhecida e abominada gordura trans. Ciente disso evite como todos os dias o pão francês cheio de margarina. Pesquise mais e pense na sua saúde sempre.
  • Frituras – Elas favorecem a formação de substâncias maléficas desencadeiam diversas doenças graves. Isso ocorre por que o óleo vegetal é levado a altas temperaturas e isso altera sua característica química que é transformada em gordura ruim que obstrui a passagem do sangue e afeta gravemente o funcionamento do coração.
  • Industrializados – A grande maioria desses alimentos são ricos em carboidratos, gordura trans, açúcares, conservantes, sódio e diversos aditivos químicos maléficos a saúde do ser humano. Ou seja, se come só lixo químico que faz o alimento durar mais tempo no supermercados e ter sabores viciantes que nos dá cada vez mais vontade de comer e comer.
  • Açúcar – Ele não é responsável só pelo aumento do índice glicêmico, mas também pelo aumento do colesterol devido a digestão do açúcar que leva à formação de uma substância chamada acetilcoenzima A. Essa substância se transforma em VLDL e quando chega no fígado vira LDL, placas de gordura nas paredes das artérias (colesterol).

Redação: Sol Pinheiro

Marcações: