Muitas mulheres pensam que é adequado fazer uso do sabonete íntimo e da escova de dentes para manter a higiene íntima, o que não é bem assim o correto.
De acordo com o guia para higiene da área genital feminina da Febrasgo, que é a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, é necessário que haja cuidado com a remoção em excesso da camada lipídica que é responsável por proteger a pele do local, o que pode resultar num ressecamento da vulva e também do prurido.
Sabonete íntimo
Quando se refere ao uso do sabonete íntimo, não é algo errado, mas não é obrigatório. Novamente, é necessário que haja o cuidado para não ir além na limpeza e então gerar um ressecamento da área.
A higiene íntima correta
A forma correta de realizar a higiene da região íntima é fazer o uso de um sabonete neutro e água em temperatura morna.
Em movimentos circulares, é preciso buscar focar na base das coxas, e então o monte púbico, a região do clitóris e, por fim, os lábios vaginais.
O objetivo é apenas remover o excesso de gordura e micropartículas que residem a região.
Após ter enxaguado bem e ter se certificado de que não tem mais sabão na região, é preciso realizar a secagem da área com toalha de algodão limpa e seca com muita atenção a fim de não prejudicar a pele.
Agora, no que tange à limpeza interna da vagina, não é recomendado, a não ser por alguma razão específica.
A fim de continuar com a saúde íntima em bom estado, também é necessário avaliar as roupas íntimas. Tecidos não sintéticos, tal como o algodão, por exemplo, são indicados por elevar a ventilação. Preste atenção também na hora de lavar a sua roupa íntima.