Uma montanha de pesquisa vai para a compra de uma nova propriedade. Quer seja o seu primeiro ou o seu centésimo, você deve sempre fazer sua lição de casa antes de comprar um novo imóvel. Entre artigos de autoajuda, aconselhamento profissional e experiência pessoal, muitos recursos estão disponíveis. Antes de comprar um imóvel, você precisa garantir que é um bom investimento. Isso significa verificar todas as caixas legais – certificando-se de que o título de propriedade e os impostos estão em ordem, inspecionando a propriedade minuciosamente e elaborando um acordo sólido com o comprador. As cinco etapas abaixo são sua lista de verificação legal para adquirir um novo aluguel . Ao marcar essas caixas, você garante que está investindo seu dinheiro com segurança e que a decisão é boa para o seu negócio de aluguel.
1. Leia sobre os documentos de título de propriedade
A primeira coisa que você quer saber sobre um imóvel é sua história. Especificamente, você deve aprender sobre sua propriedade anterior. O “título” de uma propriedade é uma representação abstrata de sua propriedade. A “escritura” do imóvel é o documento físico onde consta a indicação do titular do título. Antes de comprar uma nova propriedade, você deve inspecionar cuidadosamente a última escritura da propriedade. Verifique as assinaturas do último vendedor e do último comprador (proprietário atual). Caso contrário, você não pode ter certeza de que a pessoa que está vendendo a propriedade para você realmente a possui. Para obter a imagem mais completa de sua nova propriedade, conte com a ajuda de uma empresa de títulos, advogado ou credor. Essas pessoas irão ajudá-lo a seguir a cadeia de propriedade e verificar se tudo está em ordem.
2. Confirmar recibos de impostos prediais
Seu próximo passo é garantir que o proprietário anterior pagou todos os impostos necessários sobre a propriedade.
Se não o fizessem, um penhor poderia ser colocado sobre a propriedade. Um penhor é uma reivindicação sobre a propriedade pelo dinheiro devido e impede que o título seja transferido até que o penhor seja removido. Se houver uma penhora inesperada na propriedade, isso é uma má notícia para você.
Antes de comprar o imóvel, peça para ver os recibos que confirmam que o vendedor pagou todos os impostos necessários. A repartição de finanças do governo local também deve ter essas informações se o vendedor não puder fornecê-las.
3. Escreva um Contrato de Compra de Propriedade
Um contrato de compra de propriedade é um contrato entre você e o vendedor. Inclui o preço, bem como as especificidades e condições da transação. Normalmente, seu agente produzirá esse documento. Seu único trabalho é reiterar quaisquer condições que você possa ter para o vendedor (manutenção, etc.) e certifique-se de que seu agente as descreva claramente no contrato. Seu agente também pode solicitar que você assine alguns certificados adicionais relacionados à transferência de propriedade. Por exemplo, eles podem fornecer um certificado de não objeção, certificado de oneração, certificado de conversão ou outros. Esses certificados são representações legais adicionais da transferência de propriedade e não devem ocupar muito do seu tempo.
4. Faça uma Inspeção Física
Em seguida, você deve realizar uma inspeção física completa do imóvel que pretende comprar. A menos que você esteja licenciado para fazer isso, você deve sempre deixar esta etapa para um inspetor de propriedade profissional. Eles saberão melhor do que você o que procurar e o informarão sobre suas descobertas. Se você tiver alguma preocupação que não seja atendida pela cobertura do inspetor, também pode contratar um inspetor especializado para um seguro extra.
5. Conclua a compra
Parabéns! Você concluiu todas as etapas legais para adquirir o imóvel e é hora de oficializar a compra. Certifique-se de que seu agente ou o agente do vendedor responda a quaisquer perguntas que você tenha e, em seguida, tenha certeza de que tomou todas as medidas necessárias para garantir um processo tranquilo de transferência de propriedade.
Expandindo seu negócio de aluguel
Adquirir novas propriedades para o seu negócio de aluguel é uma perspectiva empolgante. Se você deseja expandir, lembre-se de usar recursos como o sistema de gerenciamento de propriedades para gerenciar sua(s) nova(s) unidade(s) e acompanhar suas finanças ao longo do tempo. Com a adição de sua nova propriedade e a ajuda de ferramentas de software para organização, você está no caminho certo para expandir com sucesso seu negócio de locação.