Algumas vezes você já precisou fazer um trabalho em que ficou horas tentando e não saia nada? Ou até mesmo, precisava ler algum livro, e por mais lesse inúmeras vezes a mesma parte, parecia que não entendia nada?
Isso é algo comum e é causado pela falta de concentração, muitas vezes involuntária, o cérebro pode estar cansado, como outros motivos. Contudo, há alimentos que podem potencializar o seu foco e prevenir que estes eventos aconteçam novamente.
Confira a seguir, os 5 alimentos melhoram a concentração
Concentração Mental
Uma das funções do cérebro é manter nossa concentração, ou seja, manter nossa atenção toda voltada para um objeto, um vídeo ou situações específicas, sem deixar que outras situações interfiram na atividade que está executando.
O córtex pré – frontal é a parte do cérebro responsável por manter a concentração. E cada pessoa tem um limite de concentração diferente, um bom exemplo disso, são pessoas que conseguem se concentrar com um ambiente barulhento, e outras não.
5 Alimentos que Melhoram a Concentração
Para que você não tenha mais que passar por falta de concentração momentânea, insira alguns dos alimentos mencionados abaixo em suas refeições, verá a diferença e de forma natural em curto prazo.
1. Café
Esse provavelmente está dentro dos alimentos consumidos no seu dia. E sim, o fato do café mandar embora aquela sonolência está diretamente ligado a concentração.
Além da cafeína, ele contém antioxidantes que deixam o cérebro em alerta, melhorando assim, a concentração e também o processo de aprendizagem.
2. Peixe
Tal alimento você já deve ter ouvido falar que faz bem para memória, mas o que não se costumar ver por aí é que ele tem inúmeros benefícios para o cérebro.
Isso acontece devido ao ômega 3 que atua na conexão dos neurônios, fazendo com que as células fluam facilmente. A gordura contida no peixe ajuda na produção de neurotransmissores, e tem ação anti – inflamatória. Contudo, as células se regeneram de forma mais rápida.
Deste modo, é recomendado o consumo de peixo pelo menos duas vezes na semana.
3. Suco de Uva
Sabe aquele suco de uva integral que é uma delícia? Pois bem, ele é um grande aliado para a sua concentração. O consumo diário de ao menos 400ml desta bebida, promove a melhora no sistema cognitivo.
Isso acontece devido ao aumento dos níveis de BDNF provocada pelo suco. BNDF é a proteína que estimula novas conexões entre o neurônios e a renovação destas células. Além de que, forma uma proteção no cérebro, inibindo qualquer dando relacionado aos radicais livres.
4. Brócolis
Ah, esse é uma das verduras mais queridinhas, e uma das poucas que contém a vitamina K. Ela, é responsável por melhorar a função cognitiva, de raciocínio e aprendizagem. O Brócolis vai deixar sua memória bastante afiada, pode apostar.
5. Broto de Feijão
Com certeza você já ouviu falar do broto de feijão, principalmente na culinária oriental. Ele é fonte de vitamina B5, que atual direto no cérebro, e é essa vitamina que mantém o cérebro atento e auxilia nas funções relacionadas a aprendizagem.