13° salário do Bolsa Família: Dois estados que liberam parcela extra no Auxílio Brasil

O 13º salário é um bônus de Natal concedido aos funcionários regulares. No entanto, tentativas recentes têm tentado ganhar benefícios para as pessoas que ganhavam bolsa família.

Mas vale lembrar que acabou o bolsa família e no lugar dele veio o auxílio Brasil que deu início neste ano. Dessa forma, com o término do plano, os beneficiários não receberão mais as parcelas adicionais do 13º salário em dezembro.

Veja os estados:

Na quinta-feira, dia 17, o Governo do Estado de Pernambuco (PE) falou que terá  o 13º salário para as pessoas que recebem o Bolsa Família, mesmo que o benefício tenha acabado e seja substituído pelo Auxílio Brasil.

As transferências de renda na esfera estadual poderão sustentar os que possui o benefício e seguem a regra.

Verificou-se que, até o mês de outubro cerca de 1.179.376 famílias se encontram em  situação de desvantagem social recebiam subsídio familiar no Estado de Pernambuco. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social da Infância e da Juventude (SDSCJ), no caso são cerca de 35% da população.

Para os beneficiários recém-cadastrados por meio do auxílio Brasil, o bônus de Natal só poderá ser pago após passar 6 meses de carência;

Finalmente, o governo estadual exige que os beneficiários atualizem seus dados no Cadastro Único, conforme exigido pelo governo federal. Consulte o seguinte cronograma de pagamento do 13º salário do Programa Bolsa Família do Estado de Pernambuco:

13º salário na Paraíba

Na Paraíba, os beneficiários do Bolsa Família também receberão bônus de Natal. O pagamento inicia no dia 10 de dezembro e segue a data de 23 de dezembro, ou seja, no mesmo período da parcela fixa.

Vale ressaltar que esta é uma iniciativa do governo estadual. Em resposta ao governador do estado da Paraíba, João Azevêdo, disse que, em 30 dias, o departamento federal poderá injetar 1,4 bilhão de reais na economia para ajudar nas despesas de final de ano.