13° salário cai hoje (20) na sua conta! Descubra o motivo do valor ser menor

Pela lei, os trabalhadores vinculados à Lei do Trabalho (CLT) que vão começar a pagar a segunda  13ª parcela, hoje, segunda-feira (20). Esse valor seria da metade  do valor a que o colaborador tem direito. Porém, é melhor que o destinatário esteja preparado para receber um valor mais baixos porque nesse ano está sendo considerado descontos.

O primeiro ou único pagamento foi depositado na conta do trabalhador em 30 de novembro. Mesmo assim seria metade do total do décimo terceiro, o que equivale a metade do valor total fornecido pelo empregador.

Desta vez, de acordo com a lei, se o empregado for contribuinte, a segunda parcela terá descontos do INSS e também do benefício do seguro desemprego.

Mas acalme-se, o desconto não deve alterar seriamente o valor que a pessoa possui o direito de ganhar. A alíquota mínima de contribuição do INSS é de 7,5%, que depende do total da massa salarial, conforme demonstrado na tabela a seguir:

Veja qual o desconto do INSS:

Agora, para o imposto de renda, consideremos os salários que foram descontados do INSS, e o resultado deve ser aplicado na seguinte alíquota:

Tabela de desconto de imposto de renda

Aprenda a calcular o valor do decimo terceiro.

Confuso? FDR tem uma calculadora de 13º salário que pode ajudar os trabalhadores a entender de forma mais simples quanto eles deveriam receber.

Vale lembrar que a fórmula de cálculo considera 1/12 do salário total e multiplica pela quantidade  de meses em que você trabalhou. Não são considerados os meses em que o cidadão trabalha menos de 15 dias na empresa.

A própria calculadora mostra os descontos do INSS e do Imposto de Renda e quanto você tem direito a receber em um único período, primeiro período ou segundo período. Importância da mesada

Em 2021, espera-se que pelo menos 83 milhões de pessoas recebam seu décimo terceiro salário. Este número enxerga os aposentados e pensionistas do INSS com solvência no primeiro semestre do ano como forma de fomentar a economia e apoiar os idosos, o que é prioridade do público contra a campanha Covid-19.

Segundo dados do Intersindical Estatísticas e Pesquisas Sócio-Econômicas (DIEES), a renda média de cada trabalhador é de 2.539 reais. Tem a capacidade de afetar 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

Esse valor pode ser o que você quiser, mas na maioria dos casos será dividido entre a compra de presentes de Natal e as despesas de lazer no final do ano. E, para manter o orçamento no início do próximo ano, IPVA, IPTU, mensalidades, material escolar e todas as despesas que estão previstas.