NOZ da ÍNDIA Emagrece Mesmo?

0
1769

Nos dias de hoje temos tantas dicas mirabolantes de produtos para emagrecer sendo divulgados pelas mídias, que ficamos confusos sobre o que realmente funciona ou não. Vamos falar nesta matéria sobre a Noz da Índia, será que ela emagrece mesmo?

noz da índia emagrece?

Perder peso está sempre entre os nossos principais objetivos de vida. Todo início de ano há a promessa de que aquele é o ano para entrar em forma, assim como toda a semana há a menção da próxima segunda-feira para começar uma dieta. E sempre que buscamos formas para alcançar esse objetivo, vemos que há infinitas opções em dietas, medicamentos, exercícios e outros recursos que prometem a eficácia na redução de peso.

Mas acabamos esquecendo de uma coisa que é essencial e que devemos ter sempre em mente: emagrecer e emagrecer com saúde são coisas diferentes e que a busca pela boa forma depende de um trabalho que leva algum tempo e que a paciência e a persistência devem estar sempre conosco.

Com essa enxurrada de informações que aparecem como milagrosamente emagrecedoras e exitem muitas! E a mais nova promessas de produtos naturais que ajudam a promover a perda de peso é a Noz da Índia, que é o nosso assunto nessa matéria. Vamos tentar esclarecer o que realmente é e os seus benefícios.

Para começarmos a falar da Noz da Índia, é importante deixarmos claro que por mais eficaz um produto possa realmente ser no auxilio a redução de peso, não existem milagres – o milagre quem faz é você, ao tirar vantagem do que de bom esses produtos oferecem, sabendo que são apenas secundários no processo de emagrecimento. Emagrecer dependerá de você ter uma alimentação saudável e da prática de exercícios físicos, bem como o acompanhamento de um médico endocrinologista ou nutricionista.

Noz da Índia – o que é!

É um tipo de semente, cujo nome científico é Aleurites Moluccana, a qual foi atribuída a característica de auxiliar na perda de peso (queima de gordura), tendo como benefícios:

  • Reduz o colesterol e triglicérides
  • Combate a celulite
  • Reduz a fome e a vontade de comer doces
  • Atenua a ansiedade
  • Previne a prisão de ventre
  • Prolonga a sensação de saciedade pela sua grande quantidade de fibras
  • Melhora a textura da pele e dá brilho aos cabelos

Como se vê é uma substância completamente natural e é justamente isso que atrai tantas pessoas que buscam milagres sem os sacrifícios das dietas e atividades físicas.

A questão é seus efeitos emagrecedores quase milagrosos, que se espalham pela internet realmente são verdadeiros? E seus riscos? Será que os efeitos são só benéficos?

Verdade ou mito – a Noz da Índia emagrece mesmo?

Noz da Índia age diretamente na gordura localizada, evitando que a gordura dos alimentos se deposite no tecido adiposo. Assim, a gordura não armazenada é eliminada pelas fezes. Achamos muitas publicações que afirmam que a Noz da Índia emagrece e ajuda muito na perda de peso e a promessa é de eliminar até 12 quilos em um mês. Será? Muito cuidado!!!  Só que existe uma chamada “noz falsa”, que é a de nome científico Thevetia peruviana, conhecida como chapéu- de-napoleão e que é altamente tóxica.

Como reconhecer a verdadeira Noz da Índia? Ela tem as seguintes características:

  • Cor esbranquiçada
  • Um pequeno talo na ponta
  • Sua casca é felpuda

A verdadeira Noz da Índia, é a Aleurites Moluccana, também conhecida na America do Sul como “Latin Seed” e “Slim Seed” (semente latina e semente emagrecedora), que muitos garantem ter propriedades capazes de reduzir o peso corporal (a NSW Food Authority está analisando). Dois grandes órgãos de saúde da Austrália alegaram que a propaganda na internet garante a redução de peso e que as palavras e afirmações usadas na publicidade dão a entender e podem ser interpretadas como se fosse um conselho médico. A última notícia é de que continuam investigando e tentando descobrir se as propriedades da noz da índia são verdadeiras.

No Brasil tanto a Noz da Índia que emagrece e o Chapéu de Napoleão que é toxico, não são autorizados pela ANVISA, ou seja, tem suas vendas proibidas constituindo crime.

“Essas sementes não têm indicação para tratamento de obesidade e o que se tem, através de relatos de pessoas que usam, é que elas têm muita diarreia, aumento da quantidade de vezes que vão ao banheiro urinar, então já por essas indicações a gente não pode falar que pode ser usada contra a obesidade. Até que se prove o contrário, não é uma substância indicada”, falou o endocrinologista Mário Sérgio Zen.

O site Herbal Safety traz alguns dados sobra a noz da Índia e afirma que não há estudos científicos sobre os efeitos da semente em humanos.

Conclusão

Isso mostra o quão suscetíveis nos vemos quando estamos em busca de produtos que nos ajudem a emagrecer. A matéria procurou trazer dados que ajudem aos que buscam essa semente como recurso para a perda de peso. Que tenham informações para fazerem de forma correta conhecendo a verdadeira da falsa, trazendo a você uma ajuda no emagrecimento e não o sofrimento por desconhecimento. Isso só reforça o que já sabemos, que para emagrecer devemos seguir o caminho saudável e com acompanhamento de profissionais. É mais demorado, mas estamos cuidando da nossa saúde. Temos tanto tempo para outras coisas, por que não teríamos para emagrecer com saúde?

por Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor entre com seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui